Em virtude de o programa do 9º Congresso Nacional da BAD, que se realiza em Ponta Delgada (S.Miguel - Açores) entre os dias 28 e 30 de Março, estar praticamente definido vou abordar o programa das comunicações e painéis, com relações à blogosfera.
Constata-se a presença quer como oradores, moderadores, ou em outras funções, de diversos colegas meus que mantêm blogues de bibliotecas, arquivos e de ciência da informação.
Neste âmbito, a nível de bibliotecas Públicas, destaca-se a presença em força das Bibliotecas Municipais de Oeiras (BMO), com nove profissionais e dez comunicações. As BMO dinamizam o blogue Oeiras-a-ler. Aliás, a nível de bibliotecas Públicas, as BMO são as bibliotecas com maior número de profissionais no congresso e maior número de comunicações, seguidas das Biblioteca Municipais de Lisboa (BLX).
No que concerne às Bibliotecas e serviços de informação documentação e informação universitários verifica-se um pronunciado destaque da Universidade do Porto, com vários bibliotecários, arquivistas e docentes da FLUP, FEUP, FCUP e ICBAS
Quer as BMO quer a Universidade do Porto terão maior participação que a Biblioteca Nacional.
As comunicações são as seguintes:
- “Bibliotecas Municipais de Oeiras: espaços de cultura e conhecimento” por Filipe Leal, director das BMO. Dia 28 de Março. Filipe Leal também será relator no dia 30 de Março da série de apresentações sob a temática “Cidadania e Acesso à Informação”, que será moderado por Henrique Barreto Nunes, da Biblioteca Pública de Braga.
- “Histórias de ida e volta. Promover a cultura oral, formar contadores para quê?” por Ana Arnold Guerreiro e Maria Rita Dornellas, BMO - Oeiras. Dia 30 de Março.
- “Lugares da leitura: o público adulto nos projectos das Bibliotecas Municipais de Oeiras” por Ana Paula Jardim, BMO - Oeiras. Dia 28 de Março.
- “Uma janela para o mundo: bibliotecas e bibliotecários em meio prisional” (29 de Março) e “O cliente nem sempre tem sempre razão: princípios de Customer Service nas Bibliotecas Municipais de Oeiras” (30 de Março) por Bruno Duarte Eiras (também mantêm o blogue Entre-Estantes) , BMO - Oeiras.
- “Palavras cantadas: uma contribuição para a promoção da leitura em adolescentes e jovens adultos nas Bibliotecas Municipais de Oeiras” por Gaspar Matos, BMO - Oeiras. Dia 30 de Março
- “Avaliação das bibliotecas digitais Perseus e Virginia Tech: análise comparativa de sistemas de pesquisa e recuperação de informação” (28 de Março) e “Literacia de informação 2.0 nas Bibliotecas Municipais de Oeiras: uma abordagem ao Programa Copérnico” (29 de Março) por Maria José Amândio, BMO - Oeiras.
- “Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. A experiência das Bibliotecas Municipais de Oeiras” por Sofia A. P. Pinto, BMO - Algés. Dia 29 de Março.
- “Apesar do Google: reforçar o papel do catálogo nas BMO” por Vanda Constança e Silva, BMO - Oeiras. Dia 30 de Março
- "Bibliotecas digitais e Direito de Autor: até onde podemos ir?" por Adalberto Barreto (Blogue “O Bibliotecário Anarquista”), da Bedeteca Municipal de Lisboa; em parceria com António M. Sá Santos – Divisão de Documentação do Centro de Estudos Fiscais da Direcção Geral dos Impostos. Dia 29 de Março
- “Fogem dos livros como o Diabo da cruz : a propósito, onde estão os super heróis e a mangá?” por Adalberto Barreto. Dia 30 de Março.
- "Avaliação da usabilidade e organização e representação da informação do novo website do SDI da FEUP” por Paulo Sousa (criador e colaborador do blogue “A Informação”), Serviço de Documentação e Informação da FEUP.
- “Disponibilização de descrições e imagens digitais: a experiência da Torre do Tombo” por Pedro Penteado (com o blogue “Notas Soltas de Pedro Penteado”), Director de Serviços de Arquivística do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT); em parceria com Anabela Ribeiro, IAN/TT. Dia 29 de Março.
- “A nova arquitectura da Administração Pública, os arquivos e o papel da DGARQ: como transformar ameaças em oportunidades” por Pedro Penteado. Dia 28 de Março.
O painel “Arquivos e reestruturação da Administração Pública” também estará entre os coordenadores Pedro Penteado. Dia 30 de Março. A mesa redonda “Formação” também será moderada por Pedro Penteado. Dia 30 de Março
Destaco o painel “Blogues no domínio da Ciência da Informação” (29 de Março), coordenado por Luísa Alvim, e como convidados Adalberto Barreto, Maria Clara Assunção, Paulo Sousa, Pedro Príncipe (mantém o blogue “Rato de Biblioteca”) da Biblioteca do Instituto Sup. de Contabilidade e Adm. de Aveiro, e Júlio Anjos (blogues “Bibliotecário 2.0” e “Oitenta e Cinco”) da Lusodoc.
Também destaco uma comunicação em que intervêm minhas ex-colegas da FCUP:
- “Reconhecer boas práticas em bibliotecas do ensino superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidades do Porto, Lusíada -Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João” - Luiza Baptista Melo, Helena Barbosa e Carla Correia – Bibliotecas de Matemática da FCUP; Alice Rodrigues - Biblioteca do ICBAS ; Ana Taveira - Biblioteca Central do Centro de Documentação Europeia da Univ. dos Açores ; Cesaltina Pires - Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora ; Olinda Martins - Biblioteca da Universidade Lusíada de Famalicão; e Orísia Pereira - Centro de Documentação da Escola Superior de Enfermagem do Porto
Etiquetas: Acontecimentos, Conferências Congressos e Afins |